FLAMENGO VENCE O BOTAFOGO EM CLÁSSICO MARCADO POR CONFUSÃO, PANCADARIA, EXPULSÕES E RELATOS GRAVES NA SÚMULA

BLOG ESPORTES

O clássico entre Flamengo e Botafogo, disputado na última quarta-feira (12/02/2025) no Maracanã pelo Campeonato Carioca, terminou com vitória rubro-negra por 1 a 0, mas o resultado ficou em segundo plano diante da confusão generalizada que tomou conta do gramado após o apito final. A briga, que envolveu diversos jogadores, gerou três expulsões e continuou nos bastidores, conforme revelado na súmula divulgada nesta quinta-feira (13/02/2025) pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

INÍCIO DO TUMULTO E EXPULSÕES

A confusão teve início quando Alexander Barboza, zagueiro do Botafogo, foi tirar satisfações com Bruno Henrique sobre uma suposta provocação. O volante Gerson interveio, acirrando os ânimos e dando início a um empurra-empurra. Durante o tumulto, Barboza tentou desferir um soco no atacante flamenguista, mas acabou recebendo uma cotovelada de Cleiton, o que lhe causou sangramento na boca. A reação do defensor rubro-negro inflamou ainda mais os jogadores alvinegros, que partiram para cima.

Fonte: Direitos de Imagem/Vídeo a <UOL Esporte>

O árbitro Bruno Mota Correia relatou na súmula os motivos das expulsões:

  • Gerson: “APÓS O TÉRMINO DA PARTIDA, EXPULSEI O SR. GERSON SANTOS DA SILVA, CAMISA Nº 08 DA EQUIPE DO C.R. FLAMENGO, POR TROCAR EMPURRÕES, PERSISTENTEMENTE, DE MANEIRA PROVOCATIVA COM O SR. ALEXANDRE NAHUEL BARBOZA ULLUA, CAMISA Nº 20 DA EQUIPE DO SAF BOTAFOGO, E ASSIM INCITANDO E INFLAMANDO, AINDA MAIS, UMA CONFUSÃO GENERALIZADA”.

  • Cleiton: “APÓS O TÉRMINO DA PARTIDA, EXPULSEI O SR. CLEITON SANTANA DOS SANTOS, CAMISA Nº 33 DA EQUIPE DO C.R. FLAMENGO, POR DESFERIR UM SOCO NO ROSTO DO SR. ALEXANDER NAHUEL BARBOZA ULLUA, CAMISA Nº 20 DA EQUIPE DO SAF BOTAFOGO”.

  • Barboza: “APÓS O TÉRMINO DA PARTIDA, EXPULSEI O SR. ALEXANDER NAHUEL BARBOZA ULLUA, CAMISA Nº 20 DA EQUIPE SAF BOTAFOGO, POR INICIAR UMA CONFUSÃO GENERALIZADA, PEITANDO E PRATICANDO ATOS PROVOCATIVOS CONTRA O SR. BRUNO HENRIQUE PINTO, CAMISA Nº 27 DO C.R. FLAMENGO, E LOGO EM SEGUIDA, TROCANDO EMPURRÕES DE FORMA ACINTOSA CONTRA O SR. GERSON SANTOS DA SILVA, CAMISA Nº 08 DA EQUIPE DO C.R. FLAMENGO.”

Fonte: Imagem da Internet/Redes Socias. – Jogador “ALEXANDER NAHUEL BARBOZA ULLUA

CONFUSÃO CONTINUOU NOS BASTIDORES

O relato do delegado da partida, Marcos Vinicio de Abreu Trindade, trouxe detalhes preocupantes sobre a sequência dos tumultos. Segundo ele, após a briga em campo, os jogadores do Botafogo, liderados por Alex Telles, recusaram-se a deixar o túnel de acesso aos vestiários e esperaram os flamenguistas para um novo confronto.

“Esse jogador citado estava muito transtornado e tentei convencê-lo para que ele fosse para o seu vestiário e chamasse os seus companheiros, mas não tive sucesso”, escreveu o delegado sobre a postura de Telles.

A súmula ainda aponta que, ao tentarem atravessar o túnel, os jogadores do Flamengo foram cercados pelos adversários, forçando a segurança privada do Maracanã a formar um cordão de isolamento para evitar agressões. Segundo o relato oficial, Alex Telles e Barboza foram os mais violentos, chegando a agredir seguranças na tentativa de furar o bloqueio.

O JOGO E A LIDERANÇA DO FLAMENGO

Apesar da confusão, a partida terminou com vitória do Flamengo por 1 a 0. O gol decisivo saiu no início do segundo tempo, quando Léo Ortiz aproveitou assistência de Danilo e balançou as redes. Com o resultado, o rubro-negro assumiu a liderança do Campeonato Carioca.

Nos próximos dias, os envolvidos na confusão devem ser julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), o que pode gerar novas punições e desfalques para ambas as equipes na sequência do torneio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *